Inauguração do “ESPAÇO MAESTRO JOÃO WILSON FAUSTINI” na Biblioteca da FATIPI

23/08/2019

 

A Faculdade de Teologia de São Paulo da IPI do Brasil (FATIPI) e a Sociedade Evangélica de Música Sacra (SOEMUS) inaugurará na próxima quinta-feira dia 29 de agosto o  “ESPAÇO MAESTRO JOÃO WILSON FAUSTINI” na Biblioteca da FATIPI.

 

A Biblioteca “Vicente Themudo Lessa”, que já possui um rico acervo bibliográfico com mais de 20 mil exemplares, sendo grande parte deles voltado para a área teológica, disponibilizará para a comunidade acadêmica e público em geral todo o acervo do Rev. João Wilson Faustini, pastor presbiteriano, músico, regente de coral, organista, cantor, compositor, tradutor, arranjador e editor da maior coleção de música evangélica religiosa em língua portuguesa que, aos 87 anos de idade, ainda em atividade, estará presente no evento.

 

A FATIPI E O 31 DE JULHO

22/07/2019

 

As aulas da FATIPI neste segundo semestre também se iniciam no dia 31 de julho, com culto de celebração, gratidão e intercessão a Deus pelos 116 anos de existência da IPIB, ocasião em que a Assembleia Geral da IPIB também se encontra em celebração pelo mesmo motivo. A novidade neste ano é o ingresso de novos alunos na turma do primeiro ano, pois, pela primeira vez, tivemos o Processo Seletivo na FATIPI no mês de julho. Até o momento, sete inscrições para Processo Seletivo estavam confirmadas. Rogamos a Deus as bênçãos sobre a Faculdade de Teologia da IPIB.

 

 

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EAD DA FATIPI

22/07/2019

 

Com o Credenciamento da FATIPI para cursos na modalidade a distância (EAD), a Pós-Graduação Lato Sensu também está contemplada neste processo. Nós já estamos trabalhando para oferecer o primeiro curso neste formato, sendo ele “Bíblia: pregação e missão”. Nosso objetivo com este curso, dentre outros, é colaborar com pastores, pastoras, líderes e pregadores da igreja na melhoria tanto na prática da pregação como na concepção de missão de forma contextualizada, tendo como referência principal a Bíblia. As primeiras quatro disciplinas, correspondentes ao Eixo base dos nossos cursos nesta modalidade, estão em fase de finalização e já iniciamos a preparação das disciplinas do Eixo 2. Em breve, iniciaremos a divulgação e abriremos as inscrições.

 

VAN GOGH NA FATIPI

22/07/2019

 

No mês de setembro, a FATIPI abrirá as suas portas para o Curso de Extensão presencial sobre “Vida, obra e espiritualidade de Van Gogh”. As aulas serão aos sábados, dias 14 e 28, das 9h às 13h. As inscrições serão abertas no mês de agosto e as vagas são limitadas. A principal obra artística deste pintor a ser analisada no curso será “O semeador”.

 

A FATIPI NO CDCM

22/07/2019

 

No primeiro semestre deste ano de 2019, semanalmente alunos, alunas e professores da FATIPI estiveram presentes no “Centro de Defesa e Convivência da Mulher” (CDCM) para leitura, compartilhamento da Palavra e oração. Trata-se de um Projeto Social da Fundação Francisca Franco que acolhe mulheres em vulnerabilidade e que precisam colaborar para melhoria da renda familiar. A avaliação feita pelos funcionários e direção deste Centro é extremamente positiva no que se refere à participação da FATIPI, tanto é que, para o segundo semestre de 2019, há o interesse em ampliar a participação da FATIPI.

 Esta tem sido uma experiência muito enriquecedora para alunos e alunas que tem a oportunidade de praticar um pouco do que tem aprendido no estudo da Teologia. É uma experiência que tira os alunos e alunas das salas de aula e os insere numa participação efetiva na sociedade. Ali, no CDCM, há mulheres com histórias muito tristes em relação ao convívio familiar e social. Nosso interesse é que a Palavra de Deus compartilhada seja refrigério para a alma delas, bem como a oportunidade para uma vida transformada pelo evangelho de Cristo.

Importante nesta parceria entre FATIPI e CDCM também é a Fundação Mary Harriet Speers que, diante da contrapartida das Bolsas concedidas a alunos e alunas da Pós-Graduação Lato Sensu da FATIPI, tem colaborado para a realização destes momentos no CDCM.

 

DISCENTES NO SARA

20/05/2019

 

Alguns alunos da FATIPI participaram de todas as programações da Conferência organizada pela SARA (Servindo de Apoio, Refrigério e Amizade), realizada nas dependências da Primeira IPI de São Paulo nos dias 01 a 04 de maio deste ano. No dia 03 de maio, sexta-feira, discentes e docentes tiveram também a oportunidade de participar do “culto meditativo” desta Conferência e conhecer um pouco mais sobre este importante ministério voltado aos pastores e pastoras da igreja.

 

LANÇAMENTO DE LIVRO E DA REVISTA

20/05/2019

 

Na noite da comemoração dos 114 anos da educação teológica na FATIPI, duas importantes surpresas. A primeira, o lançamento do livro intitulado “Introdução ao Novo Testamento”, escrito pelo Prof. Marcelo da Silva Carneiro, professor da FATIPI na área do Novo Testamento, fruto de sua pesquisa e experiência docente na área. A segunda surpresa foi o lançamento da edição nº 13 da revista “Teologia e Sociedade”, cujo tema é “Atualidade da Reforma Protestante”, fruto da Semana Teológica realizada no ano de 2017 sob o tema “500 anos da Reforma Protestante”. Ambos podem ser adquiridos na FATIPI, pelo telefone (11) 3111-7300 ou “secretaria@fatipi.edu.br”.

 

DIA DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA

20/05/2019

 

Como ocorre todo ano na FATIPI, o “Dia da Educação Teológica” foi comemorado com muita gratidão a Deus por mais um ano desta longa história, pois completaram-se 114 anos em que as atividades educacionais foram iniciadas para a formação de pastores para a IPIB. O “Dia da Educação Teológica” na IPIB é celebrado sempre no dia 21 de abril, data em que correspondente à inauguração do primeiro Seminário da IPIB, em São Paulo, no ano de 1905.

 O tema da missão foi predominante na celebração mencionada acima. Neste sentido, esteve presente no dia 24 de abril na FATIPI, o Prof. Jorge Henrique Barro, diretor e professor da Faculdade Teológica Sul Americana, na cidade de Londrina – PR. A palestra dada por ele foi sobre “A missão de Deus e a educação teológica”, sendo ela muito apreciada pelos alunos e alunas, docentes, bem como por todos os demais presentes.

 Além da gratidão, intercedemos a Deus para que continue a abençoar a FATIPI, de tal modo que ela cumpra cada vez melhor com a missão dada pelo do próprio Deus: capacitar obreiros para a Seara, ou seja, pastores, pastoras e líderes fiéis, íntegros e capacitados para viver, pregar e pastorear a igreja de Cristo.

 

DISCENTES E DOCENTES NO “IGREJA 2030”

12/04/2019

 

Nos dias 26 e 27 de março deste ano, ocorreu o Encontro “Igreja 2030”, organizado e promovido pela Aliança Evangélica, ocorrido nas dependências da Primeira IPI de São Paulo. Diversos palestrantes expuseram temas e perspectivas em relação à igreja no presente e para o futuro. Este encontro contou com presença de discentes e docentes da FATIPI, principalmente candidatos e candidatas ao ministério pastoral na IPIB. Na avaliação dos participantes, o Encontro foi relevante e desafiador, principalmente para quem vive e se dedica ao ministério pastoral.

 

MAIS UM MESTRE NA IPIB

12/04/2019

 

No dia 19 de março de 2019 ocorreu a defesa de mestrado em Ciências da Religião do  Rev. Guilherme de Figueiredo Cavalheri, na Universidade Metodista de São Paulo. Participaram da banca os professores Paulo Augusto de Souza Nogueira (Orientador), Paulo Roberto Garcia, ambos da Universidade Metodista, e a professora Ana Lúcia Trevisan, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A dissertação defendida foi fruto de uma pesquisa na área de Literatura e Religião no Mundo Bíblico, cujo enfoque foi o estudo comparativo entre narrativas cristãs de fins do século II e a literatura popular do mundo mediterrâneo antigo. O Rev. Guilherme é um dos tutores do Curso Livre de Teologia EAD-FECP e atualmente é pastor na Igreja Presbiteriana Unida na cidade de Jundiaí-SP, cedido como obreiro fraterno pelo Presbitério do Ipiranga. Nossos parabéns ao mais novo mestre da IPI do Brasil.

 

VISITA À SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL

12/04/2019

 

Um grupo de seis alunos da FATIPI visitou a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) no dia 10 de abril passado. Esta visita durou todo o dia, pois cumpriu uma agenda que contemplou a área da confecção das Bíblias, palestra sobre a história da SBB e visita ao museu da Bíblia, além do café da manhã e almoço no local. Todos voltaram encantados com a belíssima história e com os trabalhos desta importante Sociedade que beneficiou e beneficia muitas pessoas, de todo o mundo, por meio da tradução, impressão e distribuição da Bíblia, além de materiais de consulta e pesquisa na área. Nossas orações, de gratidão e intercessão, a este importante organismo que auxilia a propagação da Palavra de Deus.

 

DISCENTES DA FATIPI NA PRÁTICA DA EVANGELIZAÇÃO

12/04/2019

 

O Diretório Acadêmico da FATIPI está mobilizando os discentes para a prática da evangelização nas igrejas locais. A primeira igreja contemplada nesta mobilização foi a IPI de Vila Leopoldina, no dia 13 de abril deste ano. Diversas ações foram realizadas no referido bairro da cidade de São Paulo. O objetivo é colaborar com a igreja local na evangelização e realizar ações no entorno da igreja para que pessoas sejam tocadas pelo evangelho de Cristo. Já há agendamento para que o Diretório Acadêmico realize esta prática em outras igrejas da cidade de São Paulo. Deus abençoe muito nossos alunos e alunas nesta importante colaboração às igrejas e principalmente a todos que ouvirão o evangelho por meio destas visitas.

 

DISCENTES DA FATIPI NO CDCM

12/04/2019

 

Além dos professores, discentes da FATIPI têm sido encaminhados ao Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM) para realizarem o momento de leitura e compartilhamento da Palavra, acompanhado de oração em favor das mulheres que participam deste Projeto Social, mantido pela Fundação Francisca Franco. O CDCM acolhe mulheres vítimas da violência doméstica, que buscam melhoria da renda familiar e melhora da autoestima enquanto ser humano. No dia 08 de abril passado, a aluna Bruna Carvalho Messina Barbosa esteve no CDCM e realizou o momento devocional com várias mulheres presentes.

 

CULTOS NA FATIPI

15/03/2019

 

A FATIPI vive uma experiência nova no que se refere as suas celebrações cúlticas. Como disciplina do curso, toda semana os alunos e alunas do 1º, 2º e 3º anos se reúnem na Capela para adorar a Deus e serem edificados pela Palavra. Isto ocorre às quartas-feiras, a partir das 19h. Com isto, foi possível retomar a uma prática enriquecedora na formação pastoral: o sermão de prova. Cada estudante do último ano do curso tem a oportunidade de preparar a liturgia, ser o dirigente do culto e pregar. O professor da disciplina é quem avalia e faz os comentários visando a melhoria das referidas práticas pastorais. Nosso desejo é que estes momentos sejam de adoração, louvor, temor e crescimento na Palavra de Deus.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

15/03/2019

 

A FATIPI celebrou o “Dia Internacional da Mulher” com alegria e reflexão por meio da palestra sobre a vida, a história e a importância de Katarina von Bora, esposa de Lutero. Esta palestra foi dada pelo Prof. Eduardo Chaves, ocorrida no dia 11 de março passado, no período da aula. Após a palestra, as mulheres que estudam na FATIPI tiveram a oportunidade de compartilhar a experiência de estudar teologia e servir na igreja local. Elas foram homenageadas pela Diretoria e Coordenadoria do Curso, assim como pelos demais colegas de curso. Deus abençoe a vida das mulheres que tanto se dedicam e trabalham na seara do Reino de Deus.

 

ALUNOS E ALUNAS DA FATIPI

13/03/2019

 

Deus tem nos abençoado! Como Faculdade de Teologia da IPIB, contamos hoje com 357 estudantes em nossos cursos, tanto na graduação, curso livre EAD-FECP e Pós-graduação. São irmãos e irmãs em Cristo que, por meio dos estudos teológicos, alimentam o objetivo de crescer no conhecimento da Palavra de Deus e se qualificarem para o exercício nos mais variados de ministério na igreja de Cristo. Na composição de novas turmas em nossos cursos, cresce a quantidade de pessoas de outras denominações estudando conosco. Temos, por exemplo, estudantes da IPB, IPU, Assembleia de Deus, Batista, Casa do Oleiro, Hollynes do Brasil, Congregação Cristã no Brasil, de diversas Comunidades e até um aluno espírita.

Esta quantidade de estudantes em meio a diversidade de denominações aumenta nossa responsabilidade enquanto instituição e na prática da educação teológica que atenda nossos desafios atuais e seja relevante em meio ao contexto em que a igreja se encontra. Assim Deus continue nos abençoando para sermos úteis e motivo de bênçãos não somente no arraial presbiteriano independente, mas a tantos quantos Deus trazer para estudar na FATIPI.

 

LANÇAMENTO DO LIVRO “COMENTÁRIO AOS ROMANOS”

15/02/2019

 

Na “Semana de Boas-vindas” aos novos alunos da FATIPI, no dia 07 de fevereiro de 2019, foi lançado o livro “Romanos”, da autoria de Lysias de Oliveira Santos e Paulo Sergio de Proença, ex-professores da FATIPI. Trata-se de uma importante obra baseada numa das principais cartas do apóstolo Paulo. Há diversas novidades neste comentário, dentre elas, o fato de ser elaborado na perspectiva latino-americana, pois ele integra a coleção “Comentário bíblico latino-americano”. Na ocasião, o Prof. Lysias esteve presente, o que foi motivo de alegria a todos os alunos, alunas e docentes da casa.

 

SEMANA PEDAGÓGICA NA FATIPI

15/02/2019

 

Os docentes da FATIPI estiveram reunidos nos dias 21, 22 e 24 de janeiro passado em Semana Pedagógica. O tema principal refletido e debatido foi sobre Teologia Pastoral. O Prof. Júlio Zabatiero fez uma apresentação sobre o tema na perspectiva teológica, relacionando-o à prática docente. O desafio lançado foi dos docentes da FATIPI publicarem um livro sobre esta temática ainda neste ano de 2019. No decorrer da Semana, diversos outros assuntos sobre o atual momento da FATIPI também foram tratados.

 

NOVOS ALUNOS E ALUNA DA FATIPI

15/02/2019

 

Sempre é com muita alegria e gratidão a Deus que recebemos os novos alunos e alunas, ingressantes no Curso de Teologia da FATIPI. Novamente neste ano, temos uma turma composta pela representatividade de várias denominações, sendo quase que metade proveniente de igrejas históricas e a outra metade de igrejas pentecostais. Isto é fruto de ações realizadas visando a divulgação da FATIPI a outras igrejas, não ficando restrita ao âmbito da IPIB. Aliás, ações estas que se deram em cumprimento à decisão da Assembleia Geral da IPIB.

 Como ingressantes no primeiro ano de Curso, contamos com 18 discentes, sendo nove da IPI (destes sete são candidatos), um da IPIB, um da IPU, um Batista e seis de Comunidades e igrejas pentecostais. A turma conta com uma mulher apenas (Bartira Romero dos Santos De Godoi), da Comunidade Apostólica Plena Adoração. Segue a relação dos nomes se igrejas abaixo.

A FATIPI também se encontra no processo de receber alguns alunos por transferência, o que aumenta o número de ingressantes neste ano. Por fim, esperamos em Deus a entrada de novos discentes com o Processo Seletivo a ser realizado no mês de julho, possibilidade esta que se caracteriza como novidade da FATIPI.

 

CULTO DE ABERTURA DO PERÍODO LETIVO

15/02/2019

 

No dia 04 de fevereiro de 2019, a FATIPI realizou o culto de abertura do ano letivo, expressando assim a alegria, gratidão e intercessão a Deus por mais um período de estudos, aprendizados, crescimento e capacitação para a obra do Senhor. Além dos professores, alunos e alunas já conhecidos, participaram do culto os novos candidatos e candidatas da IPIB, bem como irmãos e irmãs de outras denominações que ingressam no curso. Motivo de satisfação a todos nós, vários pastores da IPIB estiveram presentes na ocasião, inclusive o Rev. Áureo Rodrigues Oliveira, presidente da Assembleia Geral da IPIB. O pregador foi o Rev. Mário Sérgio de Góis, pastor da Primeira IPI de São José do Rio Preto. Ele tomou como base o texto de 1Timóteo 1.12-17 e desenvolveu o tema “as marcas de um ministério que prevalece”. Louvado seja Deus por este ano de estudos que se inicia na FATIPI.

 

INÍCIO DAS AULAS EM 2019

12/12/2018

 

As aulas do curso presencial da FATIPI se iniciarão no dia 04 de fevereiro de 2019, com o culto de abertura do período letivo. As aulas do Curso Livre EAD-FECP terão início dia 16 de janeiro de 2019.

 

FORMANDOS 2018

12/12/2018

 

Foi uma linda festa a noite do dia 01 de dezembro de 2018 ocorrida no templo e no salão social da Primeira IPI de São Paulo. Na ocasião, reuniram-se irmãos e irmãs de várias cidades e Estados do nosso país para adorar e agradecer a Deus pelos formandos de 2018. A turma levou o nome do ex-aluno da FATIPI, “Roberto Gois Raimundo”, falecido no dia 08 de outubro de 2018. No culto, o pregador foi o Prof. Marcos Monteiro da Cruz Bailão, escolhido como paraninfo. Na sessão solene de colação de grau e entrega de certificados, além dos formandos da FATIPI (12 homens e 4 mulheres), fizeram-se presentes os formandos do Curso Livre de Teologia EAD-FECP (18 homens e 13 mulheres). Porém, o número total de formandos deste curso foi de 62 estudantes). Tivemos a alegria de entregar o Certificado de Conclusão a 14 homens e a 3 mulheres, quase todos pastores da IPIB, dos cursos de Lato Sensu (Aconselhamento Pastoral e Missão Urbana), sendo esta a nossa primeira turma de formandos. Deus abençoe ricamente a vida e o ministério de cada um destes irmãos e irmãs.

 

SEMANA TEOLÓGICA: LIDERANÇA E DISCIPULADO

15/11/2018

 

Neste ano de 2018, pela segunda vez, a FATIPI realizou a Semana Teológica na modalidade EAD para os estudantes do curso presencial, correspondentes aos dias 22 a 26 de outubro. Os temas principais das palestras disponibilizadas foram sobre liderança e discipulado, tendo o Rev. Ricardo Agreste como palestrante.

 Após a realização da Semana, os discentes foram ouvidos no que diz respeito ao conteúdo e relevância das palestras para o ministério pastoral. A maioria se mostrou satisfeita e aprovaram o conteúdo e as perspectivas desenvolvidas.

 

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES DO MEC DA FATIPI

15/11/2018

 

O conceito final das duas avaliações que tivemos pelas Comissões do Ministérios da Educação (MEC) foi 4, tanto para o Credenciamento Institucional como para a Autorização de Curso Bacharel em Teologia na modalidade a distância (EAD). Isto significa que fomos bem avaliados, considerando que o conceito máximo é 5.

 Em relação à continuidade do processo, é preciso agora que o processo tramite em algumas instâncias do MEC para depois ser publicado no Diário Oficial da União. Isto deve ocorrer somente no primeiro semestre do ano de 2019, se tudo correr normalmente.

 Em primeiro lugar, nosso sentimento de gratidão a Deus pela boa avaliação que tivemos, pois tudo vem Dele e é para Ele. Em segundo lugar, a nossa gratidão a todos os envolvidos na FATIPI, aos discentes, técnico-administrativos, docentes e Fundação Eduardo Carlos Pereira, pois participaram da avaliação e diariamente colaboram para o bom andamento da Faculdade. Por fim, nossa gratidão a IPIB que confia a nós tão grande e gratificante ministério na vida da igreja de Cristo.

 

A FATIPI NO “CENTRO DE DEFESA E CONVIVÊNCIA DA MULHER”

15/11/2018

 

Professores e alunos da FATIPI participaram no mês de outubro do momento de oração e reflexão da Palavra de Deus no Projeto Social “Centro de Convivência e Defesa da Mulher”, mantido pela Fundação Francisca Franco, uma das Fundações da Primeira IPI de São Paulo. Trata-se de um momento de edificação, orientação e refrigério para mulheres que são vítimas da violência doméstica e precisam experimentar a graça e o amor de Deus e, desta forma, receber o conforto e orientações divinas. Já participaram deste momento os Professores Reginaldo von Zuben e Marcos Nunes da Silva e os alunos da Pós-graduação Valdeilson Casemiro de Oliveira e Vardilei Ribeiro da Silva.

Oremos para que Deus estes momentos sirvam para conversão, valorização e esperança na vida das mulheres que ouvem a Palavra de Deus.

 

luto - sem. roberto góis raimundo

08/10/2018

 

É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do candidato Roberto Góis Raimundo, ocorrido na tarde de hoje, segunda-feira (08/10). Roberto era aluno da FATIPI, da turma do 4º ano, já havia entregue o seu Trabalho de Conclusão de Curso e estava na expectativa de se formar e dar continuidade no processo visando a ordenação pastoral. Alunos, alunas, docentes e funcionários da Faculdade se reuniram na Capela para o momento de oração, unidade e conforto por meio da Palavra de Deus. Desejamos que o Espírito Santo abençoe e conforte profundamente os familiares e a todos nós.

 

ALUNA E DOCENTES DA FATIPI NO CONGRESSO DA ABIB

02/10/2018

 

A Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB) realizou nos dias 27 a 30 de agosto o VIII Congresso Internacional de Pesquisas Bíblicas, na PUC-Paraná, em Curitiba. Na ocasião, a aluna Gisele Melocro Boreli e os docentes Marcelo da Silva Carneiro e Júlio Paulo Tavarez M. Zabatiero, estiveram presentes, além de alguns egressos da FATIPI (Guilherme de Figueiredo Cavalheri e Sue’helen Monteiro de Matos).

 

BANCA DE DEFESA DE TCCs

02/10/2018

 

Os professores da FATIPI, Marcos Nunes da Silva e Reginaldo von Zuben, visitaram o Projeto Social “Centro de Convivência e Defesa da Mulher”, no dia 28 de agosto deste ano. Este Centro tem como principal objetivo acolher mulheres que são vítimas de violência doméstica e, conscientizá-las de seus direitos e fortalecer a autoestima de cada uma delas. Além disto, o Centro proporciona diversas atividades educacionais e artísticas, cuja finalidade é contribuir para que as mulheres do Projeto melhorem a renda pessoal e familiar. Este Centro é mantido pela Fundação Francisca Franco, uma das Fundações da Primeira IPI de São Paulo.

Uma parceira entre a FATIPI e o “Centro de Convivência e Defesa da Mulher” foi firmada para que alunos e alunas do curso estejam presentes nele para ler e compartilhar da Palavra de Deus, bem como orar com e pelas mulheres que ali frequentam. Com isto, aliamos e fortalecemos a formação acadêmica com a prática pastoral dos nossos candidatos e candidatas. Oremos em favor de nossos discentes e das mulheres que ouvirão a Palavra de Deus.

 

VISITA AO PROJETO SOCIAL

02/10/2018

 

Os professores da FATIPI, Marcos Nunes da Silva e Reginaldo von Zuben, visitaram o Projeto Social “Centro de Convivência e Defesa da Mulher”, no dia 28 de agosto deste ano. Este Centro tem como principal objetivo acolher mulheres que são vítimas de violência doméstica e, conscientizá-las de seus direitos e fortalecer a autoestima de cada uma delas. Além disto, o Centro proporciona diversas atividades educacionais e artísticas, cuja finalidade é contribuir para que as mulheres do Projeto melhorem a renda pessoal e familiar. Este Centro é mantido pela Fundação Francisca Franco, uma das Fundações da Primeira IPI de São Paulo.

Uma parceira entre a FATIPI e o “Centro de Convivência e Defesa da Mulher” foi firmada para que alunos e alunas do curso estejam presentes nele para ler e compartilhar da Palavra de Deus, bem como orar com e pelas mulheres que ali frequentam. Com isto, aliamos e fortalecemos a formação acadêmica com a prática pastoral dos nossos candidatos e candidatas. Oremos em favor de nossos discentes e das mulheres que ouvirão a Palavra de Deus.

 

CULTO E COLAÇÃO DE GRAU 2018

20/08/2018

 

Neste ano de 2018, o culto e a colação de grau dos formandos da FATIPI serão no dia 01 de dezembro (primeiro sábado), a partir das 19h, no templo da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo (Rua Nestor Pestana, 152, Consolação – São Paulo/SP). A novidade deste ano é que os estudantes que concluírem o Curso Livre de Teologia EAD-FECP também participarão e, no devido momento, receberão o Certificado. Esta será a primeira turma formada pelo curso de Teologia EAD-FECP. Por fim, teremos também a oportunidade de agradecer a Deus e celebrar a conclusão dos primeiros pós-graduados do Curso Lato Sensu da FATIPI, tanto em Missão urbana como Cuidado e Aconselhamento Pastoral. Esperamos que, desde já, Deus nos abençoe com uma linda festa de louvor e adoração a Ele.

 

ALUNOS DA FATIPI EM PROJETO SOCIAL

01/08/2018

 

A FATIPI acaba de fazer uma parceria com Fundação Francisca Franco, mantenedora de vários projetos sociais na cidade de São Paulo, para que seus alunos e alunas realizem parte do Estágio Acadêmico Obrigatório no Centro de Defesa e Convivência da Mulher. Esta participação consiste na realização de um momento devocional com as mulheres que participam do referido Centro, momento este de leitura e reflexão da Palavra de Deus, bem como oração e aconselhamento pastoral, mediante solicitação.

 A Fundação Francisca Franco é uma das fundações da Primeira IPI de São Paulo e tem se destacado na manutenção, organização e relevância de seus projetos sociais para a cidade de São Paulo. Esta parceria também contribuirá para a ampliação da responsabilidade social da FATIPI junto a sociedade, exigência esta do Ministério da Educação.

 

 

PROF. CÉSAR NO CALVIN COLLEGE

01/08/2018

 

Nos dias 30 de julho a 03 de agosto, o Prof. César, coordenador do curso de Teologia EAD da FATIPI, participou da Consulta com a seguinte temática: “Fortalecendo as práticas de adoração: como as disciplinas teológicas podem aprofundar e enriquecer a vida de uma congregação”. Esta Consulta foi promovida pelo Calvin Institute of Christian Worship do Calvin College e ocorreu em Grand Rapids, Michigan.

 Na ocasião, nove especialistas de diversas áreas relacionadas ao saber teológico foram convidados para escrever um artigo que trouxesse uma contribuição para a questão do culto público a partir da sua própria disciplina. Houve especialistas da Sociologia da religião, Teologia Sistemática, Teologia Prática, Música e Educação. Os participantes eram de origem latina, sendo que a maior parte vivia nos Estados Unidos. Ao longo da semana, cada participante apresentou o seu trabalho e recebeu dos demais colegas sugestões de melhoria. O plano é que os artigos sejam todos aperfeiçoados e compilados como um livro a ser publicado primeiro em inglês e, se possível, numa edição que contenha os textos em espanhol e português, de acordo com a língua materna de cada participante.

 Nesta Consulta, além do Prof. César, dois outros brasileiros apresentaram seus artigos: Júlio César Adam e Marcel Steuernagel.

 

COMPLEMENTAÇÃO TEOLÓGICA 2018

01/08/2018

 

Os candidatos da Complementação Teológica, inscritos neste ano de 2018, foram submetidos ao Exame (prova oral e escrita) no mês de julho passado. Ao todo, foram duas candidatas e quatro candidatos. Eles já foram comunicados acerca do resultado e iniciaram as disciplinas de complementação da formação acadêmica no mês de agosto. Abaixo se encontra os nomes de cada um deles e respectivo presbitério. Deus abençoe a vida e o ministério destes nossos irmãos e irmãs.

 

Luís Fernando de Carvalho Souza – Presbitério Oeste do Paraná

Márcia Heleni Soares – Presbitério Distrito Federal

Marcos Oliveira de Deus – Presbitério Sul de Minas

Mônica Cristina de Souza Carvalho Costa – Presbitério Norte do Paraná

Nelson Janime Có – Presbitério Oeste do Paraná

Sérgio Kazuyuki Kariya – Presbitério Campos Gerais

 

MISSIONÁRIO TERESO CASIÑO NA FATIPI

08/06/2018

 

No dia 17 de maio passado, alunos, alunas e professores da FATIPI tiveram a oportunidade de conhecer e ouvir o missionário filipino Tereso Casiño. A palestra dada por ele foi sobre o tema “missão na diáspora global”, na qual tratou de várias perspectivas da teologia da missão e focou a importância da missão para com pessoas na diáspora, principalmente refugiados. Além disto, ele também é pesquisador da história dos movimentos missionários na Ásia e das religiões mundiais.

 Tereso Casiño é doutor em Teologia e em Filosofia e já atuou em várias Instituições de ensino teológico como, por exemplo, professor de “Teologia Sistemática” e “Estudos Interculturais e Missões” na Escola de Pós-Graduação em Teologia da Torch Trinity em Seul, Coréia do Sul. Ele também foi diretor do programa de Mestrado em Divindade e Mestrado em Estudos Teológicos na Torch Trinity Graduate School of Theology. Atualmente ele é professor de "Missiologia" na Universidade Gardner-Webb, na Carolina do Norte (EUA). Além da docência, Casiño é missionário, conferencista internacional e é autor de vários livros, numerosos artigos de revistas e editor da “Revista de Estudos Interculturais da Ásia-Pacífico”.

 Em sua palestra na FATIPI, vários visitantes se fizeram presentes, inclusive irmãos e irmãs de outras denominações. O Rev. Áureo Rodrigues, presidente da Assembleia Geral da IPIB, também participou da palestra. Em consulta aos alunos e alunas, vários manifestaram satisfação e relevância da palestra dada pelo Prof. Casiño

 

A FATIPI REPRESENTADA NO ENCONTRO DO CETELA

08/06/2018

 

Por meio de seu diretor, Prof. Reginaldo von Zuben, a FATIPI se fez representada no “Primeiro Encontro de Instituições de Educação Teológica”, organizado pelo CETELA (Comunidade de Educação Teológica Ecumênica Latino Americana e  Caribenha). Este Encontro ocorreu nos dias 15 a 18 maio deste ano, na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo.

 O Encontro contou com a representatividade de várias instituições de educação teológica da América Latina, de diferentes denominações cristãs. O interessante foi perceber certas dificuldades semelhantes as nossas que as instituições enfrentam no exercício e manutenção da educação teológica em seus respectivos países, bem como conquistas, perspectivas e frutos alcançados.

 O antigo Seminário Teológico de São Paulo era membro do CETELA e, mediante ausências em alguns eventos organizados por esta Comunidade nos últimos anos, agora a FATIPI passa a integrar o grupo.

 

EXAME DA COMPLEMENTAÇÃO TEOLÓGICA

08/06/2018

 

No mês de julho está previsto a realização do Exame aos candidatos e candidatas da Complementação Teológica que ingressaram neste ano e foram aprovados na primeira fase, referente à avaliação da documentação. O Exame é composto de prova oral e escrita. A prova oral se dá perante banca composta pelas seguintes representações: Ministério de Educação da IPIB, Secretaria de Educação Teológica, Fundação Eduardo Carlos Pereira, FATIPI e do Sínodo correspondente ao candidato e candidata.

 Ao todo, cinco candidatos e duas candidatas se submeterão ao Exame. Oremos em favor destes irmãos e irmãs.

 

ENCERRAMENTO DO PERÍODO LETIVO DA FATIPI

08/06/2018

 

A FATIPI encerrará o primeiro semestre de aulas no próximo dia 22 de junho. Este foi um semestre de muito trabalho na FATIPI pelo fato da preparação de toda documentação e de todo o curso para o credenciamento e autorização do Curso de Teologia a distância. Além disto, seguimos firmes na elaboração de disciplinas e na continuidade do Curso Livre de Teologia EAD-FECP, com provas presenciais e distribuição de orientadores para aproximadamente 120 estudantes que se encontram em fase final do curso. Para o Curso Livre de Teologia EAD, as aulas se encerrarão no dia 26 de junho e no dia 30 de junho teremos a prova presencial nos polos.

 

DIA DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA

01/05/2018

 

No dia 25 de abril deste ano, alunos, alunas e docentes da FATIPI comemoraram o “Dia da Educação Teológica” da IPIB por meio de um culto de adoração e gratidão a Deus. Na ocasião, celebramos os 113 anos de existência e valorização da educação teológica pela igreja. Nossa oração é para que Deus continue a abençoar todas as pessoas que estudam e trabalham, bem como os respectivos familiares. Oramos também para que Deus abençoe a IPIB em todas as suas atividades, bem como as demais igrejas representadas pelo corpo discente que, aliás, são vários alunos e alunas de outras denominações que estão estudando teologia conosco. Esperamos em Deus a inspiração, sabedoria e amor para servir nos mais variados ministérios da igreja, principalmente no ministério pastoral.

 

RICARDO AGRESTE E RONALDO SATHLER-ROSA NA FATIPI

01/03/2018

 

Neste mês de abril, a FATIPI recebe o Professor Ricardo Agreste para dar aula no Curso da Pós-graduação Lato Sensu. A disciplina a ser dada por ele é “Comunicando o Evangelho na cidade”, correspondente ao Curso “Missão Urbana: igreja, cidade e Evangelho”. Outro Professor, muito bem vindo à FATIPI, é Ronaldo Sathler-Rosa, para dar a disciplina “Cuidado e Aconselhamento e Situações-Limite no Cotidiano”, no Curso “Cuidado e aconselhamento pastoral”. Nosso desejo é que alunos e alunas, pastores e pastoras da igreja, sejam ricamente edificados e motivados pelo Espírito Santo na dedicação e trabalho pastoral por meio destas aulas.

 

DIRETOR DA FATIPI PREGA NO RIO DE JANEIRO

08/03/2018

 

O Diretor da FATIPI, Prof. Reginaldo von Zuben, pregou na IPI Campo Grande, no Rio de Janeiro, no dia 25 de fevereiro, no culto de  gratidão a Deus pelos 57 anos de aniversário da igreja. Na ocasião, ele teve a oportunidade de compartilhar o atual momento da FATIPI e destacar a presença de alunos e alunas do Estado do Rio de Janeiro nos cursos de Teologia. Ao Conselho da Igreja e ao Rev. Rogério de Santana, pastor titular da igreja, nossa gratidão pelo convite e oportunidade.

 

A FATIPI E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08/03/2018

 

No dia 07 de março, alunos e alunas da FATIPI participaram do culto de adoração a Deus pelo “Dia Internacional da Mulher”. Hoje, a FATIPI conta com onze mulheres estudando teologia, o que equivale a 20% do corpo discente. A cada ano, cresce o número de mulheres que ingressam no estudo da teologia. Dentre elas, estão as que se sentem vocacionadas para o ministério pastoral. Há mulheres de outras denominações estudando na FATIPI também, tanto de igrejas históricas (batistas) como pentecostais (diversas). Nossa oração é que Deus abençoe cada vez mais as mulheres e o ministério feminino na igreja.

 

Culto e Colação de Grau da FATIPI

18/12/2017

 

No dia 09 de dezembro, no templo da Primeira IPI de São Paulo, ocorreu o Culto e a Sessão Solene de Colação de Grau “Bacharel em Teologia” da sexta Turma de formandos e formandas da FATIPI. Ao todo, foram vinte e seis formandos neste ano de 2017 (vinte e dois homens e quatro mulheres). Oramos para que Deus abençoe grandemente a vida, ministério e família de todos eles.

 

PARCERIA ENTRE FATIPI E AEB

06/12/2017

 

No dia 22 de novembro, representantes da Associação Evangélica Beneficiente (AEB) estiveram na FATIPI e apresentaram a missão, visão e vários projetos sociais em andamento aos discentes e docentes presentes. O objetivo desta presença é estabelecer parceira entre as duas instituições a fim de que os discentes da FATIPI tenham conhecimento e experiência da atuação pastoral em projetos sociais durante a formação acadêmica. Além disto, ela contribuirá para que a FATIPI cumpra com sua responsabilidade social enquanto instituição de ensino.

 

REV. CALVINO CAMARGO NA FATIPI

06/12/2017

 

No dia 13 de novembro a FATIPI recebeu o Rev. Calvino Camargo que teve a oportunidade de compartilhar o capítulo por ele elaborado, publicado no livro “500 anos da Reforma Protestante”. Atualmente, o Rev. Calvino é professor adjunto no curso de medicina e exerce o cargo de Diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima.

 

PROFESSOR DA FATIPI LANÇA MAIS UM LIVRO

29/11/2017

 

O Rev. Leontino acaba de lançar mais o livro “Faça o seu casamento dar certo”. Trata-se de um texto baseado nas experiências de atendimento pastoral e clínica psicanalítica, tendo como referência teórica as disciplinas ligadas à área das ciências humanas. O livro pode ser adquirido com o próprio autor. Nossos parabéns ao Prof. Leontino por mais esta conquista.

 

FATIPI NO “MANIFESTO REFORMA BRASIL”

29/11/2017

 

Nas comemorações do dia 31 de outubro deste ano referentes à Reforma Protestante, alunos, alunas e docentes da FATIPI participaram do lançamento “Manifesto Reforma Brasil” ocorrido na Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo. Este “Manifesto” é de caráter político apartidário, liderado pelo Conselho da referida Igreja, cuja proposta visa uma reforma política de verdade em nosso país. O ocorrido foi uma experiência  significativa para o amadurecimento político, desenvolvimento da consciência cidadã e demonstração de como nós, cristãos e estudantes de teologia, podemos contribuir com melhorias em nosso país.

 

FATIPI NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO

29/11/2017

 

No dia 27 de outubro deste ano, o Prof. Rev. Leontino Farias dos Santos, o Rev. Hebert Rodrigues de Souza e os discentes Felipe Laureano Rodrigues e Lenilson Marques Coelho representaram a FATIPI na Assembleia Legislativa de São Paulo, na Sessão Solene referente aos 500 anos da Reforma Protestante. Esteve presente também nesta Sessão Solene o Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos, que discursou na ocasião.

 

SEMANA TEOLÓGICA: REFORMA PROTESTANTE

29/11/2017

 

Conforme divulgado, nos dias 23 a 27 de outubro foi realizada a Semana Teológica da FATIPI, sob o tema “500 anos da Reforma Protestante”. Em conversa com alunos e alunas, após a Semana, a avaliação foi extremamente positiva no que se refere ao conteúdo explanado. Nossa alegria foi ainda maior devido a presença de vários pastores da IPIB ao longo da Semana, além de membros que se interessaram pelos temas. Ressaltamos que as palestras foram transmitidas ao vivo, o que possibilitou vários irmãos e irmãs participarem “a distância” da nossa Semana.

 

RICARDO AGRESTE NA PÓS DA FATIPI EM 2018

29/11/2017

 

Presença confirmada no ano de 2018 no Curso “Missão urbana: igreja, cidade e Evangelho” é do Rev. Ricardo Agreste, referência no assunto plantação de igrejas. Além dele, outros professores e professoras com vasta experiência nas respectivas áreas dos Cursos estão sendo convidadas e estamos no aguardo das respostas. Em breve, divulgaremos estas pessoas.

O Módulo dois de cada Curso de Pós-Graduação da FATIPI (“Missão urbana: igreja, cidade e Evangelho” e “Cuidado e aconselhamento pastoral”) iniciará em fevereiro de 2018 e as inscrições já estão abertas. Caso tenha interesse, você poderá fazer a inscrição pelo site da FATIPI (www.fatipi.edu.br). Destacamos que há limites para as inscrições.

 

 

PROFS. ADILSON E VALDINEI NA PÓS DA FATIPI

29/11/2017

 

O primeiro Módulo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FATIPI terá seu término neste mês de dezembro. Os dois últimos professores foram: Dr. Adilson de Souza Filho, com a disciplina “Cristologia Contemporânea” e o Dr. Valdinei Aparecido Ferreira com a disciplina “Teologia Pastoral Contemporânea”. No próximo Módulo, teremos disciplinas específicas para cada um dos Cursos oferecidos: “Missão urbana: igreja, cidade e Evangelho” e “Cuidado e aconselhamento pastoral”.

 

PROF. REGINA SANCHES NA PÓS DA FATIPI

06/10/2017

 

A Prof. Regina Fernandes Sanches participou do Curso de Pós-Graduação da FATIPI, nos dias 30 de setembro e 21 de outubro, sendo professora da disciplina “Hermenêutica Contextual”. Ela é mestre em Missiologia, Especialista em “História e cultura afro-brasileira e indígena” e graduada em Teologia. Atualmente, é professora de Teologia Sistemática e Teologia Latino-americana na Faculdade Nazarena do Brasil. É também Secretária Executiva da Fraternidade Teológica Latino-americana – Setor Brasil. Autora dos livros “Êxodo. Série de leitura bíblica”, “Teologia da Missão Integral. História e método da teologia evangélica latino-americana”, “Teologia viva” e “Como fazer teologia da Missão Integral”. Esperamos que sua presença entre nós tenha sido de grande proveito e edificação aos pós-graduandos.

 

SECRETÁRIO DE EVANGELIZAÇÃO DA IPIB NA FATIPI

06/10/2017

 

O atual Secretário de Evangelização da IPIB, Rev. Jango Magno Fernandes Miranda, esteve presente na FATIPI no dia 03 de outubro passado. Ele foi convidado pela Rev. Shirley, professora da disciplina “Teologia e Prática da Missão”, para tratar do tema da evangelização no contexto atual da IPIB com a turma do 4º ano. Na ocasião, o Rev. Jango teve a oportunidade de tratar da necessidade da evangelização na igreja, a configuração atual da evangelização na IPIB e o que a respectiva Secretaria realiza em termos de projetos e ações. Nosso interesse é que cada vez mais a Secretaria de Evangelização se faça presente na FATIPI e que nossos discentes sejam desafiados à prática missionária.

 

NOVA DIRETORIA DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DA FATIPI

06/10/2017

 

No dia 26 de setembro deste ano, em Assembleia do Diretório Acadêmico da FATIPI, os discentes elegeram a nova diretoria para o mandato de um ano. A diretoria eleita é composta por Bruna Messina (presidente), Gisele Melocro. A nova diretoria foi tomou posse na própria Assembleia e já iniciou seus trabalhos. O Diretório Acadêmico da FATIPI tem como missão contribuir com a melhoria da vida estudantil, dentro e fora da Faculdade. Nossa oração é para que o nosso bom Deus abençoe a diretoria eleita.

 

PROF. REGINA SANCHES NA PÓS DA FATIPI

06/10/2017

 

A Prof. Regina Fernandes Sanches participou do Curso de Pós-Graduação da FATIPI, nos dias 30 de setembro e 21 de outubro, sendo professora da disciplina “Hermenêutica Contextual”. Ela é mestre em Missiologia, Especialista em “História e cultura afro-brasileira e indígena” e graduada em Teologia. Atualmente, é professora de Teologia Sistemática e Teologia Latino-americana na Faculdade Nazarena do Brasil. É também Secretária Executiva da Fraternidade Teológica Latino-americana – Setor Brasil. Autora dos livros “Êxodo. Série de leitura bíblica”, “Teologia da Missão Integral. História e método da teologia evangélica latino-americana”, “Teologia viva” e “Como fazer teologia da Missão Integral”. Esperamos que sua presença entre nós tenha sido de grande proveito e edificação aos pós-graduandos.

 

REV. TOMMY KIEDIS NA FATIPI

06/09/2017

 

No dia 04 de setembro, o Rev. Tommy Kiedis esteve na FATIPI e proferiu uma palestra para alunos, alunas e docentes sobre o “Lider transformador”. Na ocasião, irmãos e irmãs de várias igrejas, bem como pastores e líderes estiveram presentes. Foi uma noite edificante devido a uma palestra oportuna e atual sobre liderança. Os últimos cinco anos, Kiedis tem participado do Congresso e Treinamento de Plantadores de Igrejas no Brasil, na cidade de Campinas, e tem dado palestras na área da liderança cristã e do planejamento estratégicos das igrejas.

 

FATIPI NO ENCONTRO DE REVITALIZAÇÃO DE IGREJAS

06/09/2017

 

Aproximadamente vinte e cinco alunos e aunas da FATIPI, bem como alguns docentes, participaram do Encontro realizado na Primeira IPI de São Paulo sobre revitalização e plantação de igrejas. Foi um dia muito proveitoso devido ao conhecimento estatístico do nosso atual momento enquanto IPIB na grande São Paulo, bem como para ouvir testemunhos e conhecer a história de pastores que estão revitalizando as igrejas que pastoreiam. Como Faculdade, desejamos participar e apoiar todo projeto que tem como propósito o fortalecimento e o crescimento da igreja de Cristo.

 

PÓS-GRADUAÇÃO DA FATIPI

06/09/2017

 

É com alegria e com muita expectativa que, no mês de setembro, a primeira turma da Pós-Graduação da FATIPI iniciou o curso de Lato Sensu. A primeira disciplina foi “Teologia Pública Reformada”, com o Prof. Júlio P. T.M. Zabatiero, coordenador do curso. Esta disciplina, juntamente com as próximas três, perfazem o primeiro módulo, considerado módulo base para os dois cursos ofertados: “Cuidado e Aconselhamento Pastoral” e “Missão Urbana: igreja cidade e Evangelho”. Assim sendo, os inscritos participam da mesma turma neste momento.

 Importante destacar que, devido à organização dos cursos, em cada início de módulo será possível receber novos alunos e alunas. O próximo módulo terá início no mês de fevereiro de 2018

 

BANCAS E DEFESAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

06/09/2017

 

O mês de outubro deste ano na FATIPI será marcado pela quantidade de Bancas visando a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso de alunos e alunas que estão no último ano do curso de Teologia. Ao todo, serão vinte e cinco Bancas, ou seja, proporcionalmente, mais de uma Banca por dia, pois temos que considerar os dias letivos do mês. O atual 4º ano é a maior turma que temos atualmente na FATIPI (27 discentes), por isto o número elevado de Bancas.

 

COMPLEMENTAÇÃO TEOLÓGICA 2017

06/09/2017

 

Seis candidatos e uma candidata foram aprovados na Fase 2 da Complementação Teológica deste ano e estão cursando as disciplinas. Abaixo estão os nomes e os respectivos Presbitérios que os encaminharam. Que Deus abençoe a vida deles neste processo de estudos e preparação para o ministério pastoral.

 

Arivaldo de Souza Júnior – Presbitério de Assis

Fernando Caetano Alves – Presbitério de Londrina

Leandro Garcia Moreira – Presbitério Norte do Paraná

Márcio Akira Kussomoto – Presbitério Central Paulista

Rodrigo Leal Coelho – Presbitério Norte do Paraná

Sinara de Cássia Vieira – Presbitério Central Paulista

Wagner Sussumu Ishi – Presbitério Norte do Paraná

 

CULTO E SESSÃO SOLENE DE COLAÇÃO DE GRAU

06/09/2017

 

O Culto e a Sessão Solene de Colação de Grau dos formandos e formandas da FATIPI sempre são motivos de muita emoção, alegria e gratidão a Deus. Neste sentido, informamos a IPIB, principalmente aos Presbitérios que tem candidatos e candidatas concluindo o Curso de Teologia da FATIPI neste ano, bem como respectivos familiares, que o Culto e Colação de Grau deste ano serão no dia 09 de dezembro, às 19h30, na Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo (Rua Nestor Pestana, 136, Consolação, São Paulo-SP). Todos serão bem vindos para esta grande festa de louvor e adoração a Deus.

 

SEMANA TEOLÓGICA DA FATIPI

06/09/2017

 

Nos dias 23 a 27 de outubro próximos, ocorrerá na FATIPI a Semana Teológica deste ano. O tema geral será “500 anos da Reforma Protestante”. Além dos docentes da casa, teremos palestrantes convidados de outras instituições de ensino. Um deles é o Dr. Júlio Adam, professor da Escola Superior de Teologia (EST), da cidade de São Leopoldo. Você é nosso convidado para participar desta Semana. Para saber da programação completa, favor acessar o site da FATIPI (www.fatipi.edu.br).

 

NOVOS DOCENTES DA FATIPI

10/08/2017

 

Neste semestre foram integrados no Corpo Docente da FATIPI os professores Dr. Esny Cerene Soares e Ms. Silas de Oliveira. Ambos com ampla experiência pastoral e acadêmica. O Rev. Esny é atual pastor da IPI Vila Dom Pedro, em São Paulo, acabou de defender sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo e foi coordenador de curso e professor por dezoito anos no curso de Psicologia na Universidade de Santo Amaro. O Rev. Silas é atual pastor da Primeira IPI de Limeira e foi professor e diretor do antigo Seminário Reverendo Antonio de Godoy Sobrinho. O professor Júlio Zabatiero, coordenador da Pós-Graduação da FATIPI, também assumirá uma disciplina no curso de Teologia. A eles as nossas boas vindas e gratidão a Deus por contribuírem com tão grande obra na FATIPI.

 

AVALIAÇÃO DE CANDIDATOS E CANDIDATA DA COMPLEMENTAÇÃO TEOLÓGICA

10/08/2017

 

No mês de julho passado, oito candidatos e uma candidata da Complementação Teológica, devidamente inscritos no início deste ano e aprovados na fase da documentação, foram avaliados na FATIPI. Eles passaram pela prova oral mediante Banca composta para tal finalidade e, a seguir, foram submetidos à prova escrita correspondente às principais áreas da formação teológica. No mês de agosto os candidatos e a candidata foram comunicados do resultado das provas e, os aprovados, iniciaram os estudos a fim de cumprir com as exigências da Complementação Teológica.

 

CULTO NA FATIPI: CELEBRAÇÃO DOS 114 ANOS DA IPIB

10/08/2017

 

No dia 23 de julho passado, a FATIPI abriu suas portas para receber irmãos e irmãs com a finalidade de celebrar os 114 anos da IPI do Brasil. Esta foi a primeira experiência de um culto realizado na FATIPI num domingo pela manhã. O dirigente da liturgia e pregador do culto, Rev. Leontino Faria dos Santos, avaliou a experiência como positiva. Apesar do número de discentes no culto ter sido abaixo do esperado, importante destacar foi a presença de familiares destes discentes, bem como a de funcionários da FATIPI que não são membros da IPIB.

 

FATIPI NO EQUILIBRIUM

10/08/2017

 

Conforme divulgação, discentes, docentes e funcionários da FATIPI participaram das palestras do Projeto Equilibrium, nos dias 18, 19 e 20 de julho passado, ocorridas no templo da Primeira IPI de São Paulo. O tema deste evento foi “Reforma 500 anos: perspectivas”. Antes das palestras, houve apresentação musical relacionada ao tema da Reforma Protestante. Na avaliação de alguns alunos, a participação foi positiva no que se refere às perspectivas que foram tratadas nas palestras. A FATIPI foi apoiadora deste evento.

 

ENCONTRO DE TUTORES NA FATIPI

10/08/2017

 

No dia 01 de agosto passado, a FATIPI celebrou com muita alegria os 113 anos da IPIB. Alunos, alunas e professores, com respectivos familiares e visitantes, reuniram-se na Capela da Faculdade para agradecer e interceder pela igreja que Deus tem nos chamado para servi-lo. O pregador do culto foi o Rev. Valdinei Aparecido Ferreira. Após o culto, houve o edificante momento de comunhão e confraternização entre todos os presentes. Toda a programação da noite reforçou a perspectiva de que teologia se faz em sala de aula e nos estudos individuais, mas também nas celebrações comunitárias e por meio de relacionamentos que cultivamos.

 

PROFESSOR ÍTALO NA FATIPI

10/08/2017

 

A Semana Pedagógica da FATIPI, realizada nos dias 12 a 14 de julho passado, contou com a presença no Prof. Dr. Ítalo Francisco Curcio no primeiro dia de reunião. Na ocasião, os docentes da FATIPI participaram da exposição feita pelo Prof. Ítalo sobre o tema “Avaliação no Ensino Superior”, seguida de reflexão e debate entre os presentes. Este tema corresponde a diversas ações que visam melhorar a qualidade da formação teológica da FATIPI. Diversas perspectivas e considerações apresentadas são extremamente oportunas e contribuirão para o objetivo pretendido em relação ao atual momento da FATIPI. O Prof. Dr. Ítalo é professor na Universidade Mackenzie, concluiu seu pós-doutorado em Portugal mediante o tema da evasão nos cursos na modalidade a distância (EAD), é Presbítero da Primeira IPI de São de Paulo e membro da diretoria da Fundação Eduardo Carlos Pereira, integrando a Câmara de Ensino da referida Fundação.

 

PÓS-GRADUAÇÃO NA FATIPI

05/05/2017

 

Em breve, a FATIPI oferecerá cursos de Pós-graduação, no regime presencial. Trata-se de cursos de especialização (Lato Sensu). Este é um dos benefícios decorrente do reconhecimento do curso de graduação em Teologia da FATIPI, ou seja, a oferta destes cursos sem qualquer burocracia ou custos junto ao Ministério da Educação em nosso país. É claro que eles devem seguir a regulamentação específica para o devido funcionamento.

Dois cursos já foram aprovados pelo Conselho Superior da FATIPI para serem ofertados a partir do segundo semestre deste ano. São eles: “Igreja, Cidade e Evangelho: planejamento e estratégias para o crescimento da igreja” (perspectiva da Missão Urbana) e “Cuidado e aconselhamento pastoral”. Estes cursos têm objetivo de contribuir com a formação e atuação pastoral em nossos dias.

Importante notícia relacionada à abertura dos Cursos Lato Sensu é a contratação do Prof. Júlio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero para ser professor e coordenador destes cursos na FATIPI. Ele foi contratado devido à experiência que possui na área, além de ser também avaliador do MEC.

 

DIA DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NA FATIPI

05/05/2017

 

O dia oficial da educação teológica na IPIB é 21 de abril de cada ano. Esta data corresponde à abertura do Seminário Teológico da IPIB no ano de 1905, portanto, neste ano de 2017 completou-se 112 anos de história, tradição e experiência na formação teológica.

 Em comemoração ao referido dia, esteve presente na FATIPI, no dia 26 de abril, o Rev. Áureo Rodrigues Oliveira, presidente da Assembleia Geral da IPIB. Houve o momento de celebração e adoração comunitária, com o momento de louvor, gratidão e intercessão a Deus por todos os envolvidos na educação teológica da FATIPI, dirigido pelo Prof. Leontino Faria dos Santos, que fez também breve explanação sobre os motivos históricos da celebração. A seguir, o Rev. Áureo conversou com os alunos e alunas sobre o atual momento da IPIB e fez importantes considerações sobre o exercício do ministério pastoral em nossos dias, destacando qualidades e exigências na vida do pastor ou pastora. Foi excelente conversa no sentido de conscientizar, esclarecer dúvidas e enriquecer a formação pastoral dos atuais discentes.

 Nosso desejo é que o bom Deus abençoe ricamente a IPIB e a FATIPI, bem como as igrejas e os atuais e futuros ministros em sua missão de proclamar o Evangelho de Cristo Jesus.

 

112 anos da educação teológica da ipib

19/04/2017

 

No dia 21 de abril deste ano, a IPIB comemora 112 anos de experiência e tradição na educação teológica em nosso país. A data se dá por ocasião da abertura do Seminário de Teologia da IPIB em 21 de abril de 1905, sob a liderança do Rev. Eduardo Carlos Pereira. Ao longo de todos estes anos, há muita coisa boa para ser contada, o que se torna motivo de gratidão a Deus. É bem verdade que há capítulos nesta longa história que são amargos, tristes e que afetaram profundamente a vida e ministérios de professores, alunos e da própria igreja. Em relação a eles, resta-nos o arrependimento e perdão de Deus, além da sabedoria e humildade para não cometermos os mesmos erros. Que Deus continue sustentando e abençoando a educação teológica na IPIB.

 

Encontro dos Egressos na FATIPI

03/04/2017

 

Conforme divulgação feita e convite encaminhado, no dia 29 de março passado ocorreu o Primeiro Encontro dos Egressos da FATIPI. Participaram deste encontro vinte e dois egressos, ou seja, alunos e alunas formados pela FATIPI e que estão em plena atividade nas igrejas em diversas regiões em nosso país. Exemplo disto foi a presença da Revda. Marta Maria Ribeiro de Oliveira que veio de Aracaju, além de egressos que se encontram no Estado de Minas Gerais, Paraná e interior de São Paulo. Alguns alunos e alunas em plena atividade no curso se juntaram aos egressos para este momento de comunhão, convívio e aprendizado. Na ocasião, o Rev. Gerson Correia Lacerda, professor destes egressos, destacou o tema “Início do ministério pastoral: cuidados, considerações e perspectivas”. A seguir, depois de um momento de confraternização, os egressos puderam compartilhar das suas experiências no  ministério pastoral e avaliar, positiva e negativamente, a formação que tiveram na FATIPI em relação à igreja que estão pastoreando. Cremos que o Encontro foi edificante, alegre e desafiador para todos os presentes.

 

 

HOMENAGEM ÀS MULHERES

03/04/2017

 

No dia 08 de março deste ano, a FATIPI homenageou suas alunas, funcionárias e professora. Por meio de um gesto simples, mas de grande importância em seu significado, a Diretoria reuniu os discentes, funcionários e demais convidados na Capela e proferiu palavras de gratidão e valorização pela vida das mulheres presentes e por aquelas que passaram pela FATIPI, bem como palavras de incentivo no ministério que Deus as têm chamado e de motivação para continuarem firmes e inabaláveis na obra do Senhor. Nosso desejo é que Deus continue despertando cada vez vocações de mulheres para trabalharem em sua seara e que as mulheres sejam devidamente respeitadas no cumprimento da vacação recebida.

 

CONCEITO ENADE E IGC

21/03/2017

 

Estamos contentes e agradecidos a Deus pelas importantes conquistas da Faculdade de Teologia da IPIB (FATIPI) referentes às avaliações do Ministério da Educação (MEC). Tanto pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) quanto pelo IGC (Índice Geral dos Cursos), fomos conceituados com nota 4,0. Considerando que 5,0 é a nota máxima estipulada, esse resultado, além de ser muito bom, colocou-nos entre as melhores Faculdades de Teologia do Brasil e permitiu a renovação automática do reconhecimento do Curso de Bacharel em Teologia para os próximos três anos, sem necessidade de visita da comissão de avaliadores.

Nossa imensa gratidão a todos os irmãos da IPIB que oram, contribuem e apoiam a FATIPI. Deus abençoe ricamente a vida e ministério de todos nós.

 

 

 

Fatipi

Faculdade de Teologia de São Paulo

Rua Genebra, 180 - Bela Vista

01316-010 | F 11. 3111-7300

secretaria@fatipi.edu.br

MAntenedora

Fundação Eduardo Carlos Pereira

Rua Genebra, 180 - Bela Vista

01316-010 | F 11. 3111-7318
fecp@fecp.org.br

IPIB

Igreja Presbiteriana Indep. do Brasil

Rua da Consolação, 2.121

01301-100 | F 11. 2596-1903

www.ipib.org