EDITAL DA COMPLEMENTAÇÃO TEOLÓGICA 2018

 

O Curso de Complementação Teológica é destinado a candidatos e candidatas da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB), os quais foram examinados, aprovados e encaminhados pelos respectivos Presbitérios. A FATIPI é a instituição teológica da IPIB que recebe tais candidatos e candidatas e cumpre com as determinações da “Lei Complementar” sobre o assunto.

Por meio deste Edital, damos importantes informações sobre o Curso de Complementação Teológica para este ano de 2018, principalmente acerca da inscrição. Pedimos aos candidatos e candidatas que leiam atentamente o conteúdo abaixo.

 

IMPORTANTE

 

A Assembleia Geral da IPI do Brasil, em sua última reunião realizada em Sorocaba-SP, em julho de 2017, aprovou a “Lei Complementar”, a qual regulamenta, dentre outras coisas, o Curso de Complementação Teológica da IPIB. Leia abaixo o conteúdo do Artigo 53, referente a respectiva regulamentação.

 

    Art. 53 - Os candidatos graduados por outras instituições teológicas oficiais de igrejas protestantes históricas (presbiterianas, luteranas, congregacionais, metodistas, batistas e anglicanas) de nível superior e curso presencial com o mínimo de 2.400 horas aula, deverão submeter-se a complementação de curso na Instituição Teológica oficial da IPIB, obedecendo-se a seguinte disposição: a) O presbitério encaminhará à Instituição Teológica a solicitação, com cópia ao organismo responsável pela Educação Teológica da IPIB (Fundação Eduardo Carlos Pereira); b) Os alunos do curso de Complementação deverão cumprir programa de 32 créditos, constituindo 20 créditos em núcleo básico e 12 créditos complementares, sendo que cada crédito corresponde a 20 horas aula; c) O núcleo básico será obrigatório a todos os alunos do curso de Complementação. Ele constará das seguintes disciplinas: História do Presbiterianismo (80 horas aula); Legislação Eclesiástica (40 horas aula); Exegese do Antigo Testamento (40 horas aula), Exegese do Novo Testamento (40 horas aula), Teologia Pastoral (80 horas aula); Teologia Sistemática (80 horas aula); Administração Eclesiástica (40 horas aula), totalizando 400 horas aula, ou seja, 20 créditos; d) As disciplinas complementares a serem cursadas serão definidas pela Instituição Teológica da IPIB, tendo em vista exame do histórico escolar apresentado pelos bacharéis em teologia; e) Os alunos elaborarão monografia e exegese de conclusão de curso segundo regulamentação da Instituição Teológica da IPIB; f) O curso de complementação será cumprido através de provas e trabalhos, ou seja, em caráter não presencial.

 

Os candidatos e candidatas que correspondem às exigências do artigo acima, poderão realizar a inscrição no Curso.

 

INSCRIÇÃO

 

O período de inscrição de candidatos e candidatas neste ano de 2018 para a Complementação Teológica será a partir do dia 02 até o dia 28 de fevereiro. A inscrição pode ser feita de dois modos:

 

1. Presencial:  Rua Genebra, nº 180, São Paulo-SP, de segunda a sexta feira, das 10h às 21h30;

 

2. Eletrônico: via site da FATIPI mediante preenchimento da Ficha de Inscrição.

 

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

 

1. Encaminhamento oficial do candidato ou candidata pelo respectivo Presbitério;

 

2. Cópia autenticada dos seguintes documentos:

 

  • Carteira de Identidade
  •  CPF
  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio
  • Certificado de Conclusão do Curso de Teologia

 

3. Histórico Escolar do Curso de Teologia concluído

 

4. Trabalho de Conclusão do Curso e Exegese de um texto bíblico

 

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

  • A documentação indicada acima deve ser encaminhada à FATIPI (Rua Genebra, 180, Bela Vista, São Paulo-SP, CEP 01316-010) e será submetida à avaliação;
  • Em caso de aprovação da documentação, deverá ser feito o pagamento da taxa de inscrição. Conforme decisão da Fundação Eduardo Carlos Pereira, a taxa de inscrição para a Complementação Teológica é o valor de uma mensalidade do Curso presencial da FATIPI, ou seja, R$ 570,00 (quinhentos e setenta reais);
  • Se alguma irregularidade na documentação for constatada, o candidato ou candidata não poderá concluir o processo de inscrição;
  • Destacamos novamente que a carga horária mínima para ingresso na Complementação Teológica da IPIB é de 2.400 horas/ aula de curso, além da formação ter sido em uma instituição teológica oficial de igrejas protestantes históricas (presbiterianas, luteranas, congregacionais, metodistas, batistas e anglicanas), de nível superior e curso presencial, conforme Artigo 53 das “Lei Complementar”.

 

 

FASES DA COMPLEMENTAÇÃO TEOLÓGICA

 

Há três fases importantes no cumprimento da Complementação Teológica de Curso na IPIB. São elas:

 

 1. Análise da documentação. Em caso de aprovação,  concluir a inscrição mediante  o pagamento da taxa de inscrição e envio do comprovante para o e-mail: financeiro@fecp.org.br. Este pagamento deve ser feito até 09 de março de 2018;

2. Realização das disciplinas do núcleo básico e das disciplinas complementares;

3. Elaboração de monografia e exegese de conclusão de curso.

 

 

CALENDÁRIO DA COMPLEMENTAÇÃO TEOLÓGICA DE 2018

 

02 a 28 de fevereiro: Período de inscrição e envio da documentação

Até 05 de março: Comunicado dos aprovados e reprovados na documentação (por e-mail)

06 a 09 de março: Efetivação da inscrição mediante o pagamento da inscrição

12 de março: Início das disciplinas do núcleo básico e complementares

Até 30 de novembro de 2019: Aprovação nas disciplinas e Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (monografia e exegese).

 

Fatipi

Faculdade de Teologia de São Paulo

Rua Genebra, 180 - Bela Vista

01316-010 | F 11. 3111-7300

secretaria@fatipi.edu.br

MAntenedora

Fundação Eduardo Carlos Pereira

Rua Genebra, 180 - Bela Vista

01316-010 | F 11. 3111-7318
fecp@fecp.org.br

IPIB

Igreja Presbiteriana Indep. do Brasil

Rua da Consolação, 2.121

01301-100 | F 11. 2596-1903

www.ipib.org